A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, cancelou o registro do medicamento Avandia, cujo princípio ativo é a substância rosiglitazona, usado no tratamento contra diabetes tipo dois,fabricado pela empresa Glaxo Smith Kline, após avaliação dos estudos que mostram que os riscos ao consumir o remédio superam os benefícios.
De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada depois que estudos confirmaram os riscos de infarto, insuficiência cardíaca e derrame provocados pelo uso do medicamento.
O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Ricardo Meirelles, afirma que a discussão sobre a proibição do Avandia existe há muito, porém, só agora foram confirmados os malefícios do medicamento, ele não tinha sido ainda retirado porque por outro lado é ele um medicamento eficiente para tratar o diabetes.
Apesar da proibição, Ricardo Meirelles destaca que não há motivos para pânico. Segundo ele, a substituição do medicamento deve ser feita com calma, sempre orientada por um médico. Todos os pacientes devem procurar os seus médicos para receberem uma orientação quanto à substituição desse medicamento por outro, não interrompendo o medicamento antes de falar com o seu médico.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou também que o laboratório que fabrica o Avandia recolha o produto em todo o País.
Atualmente, existem nove classes de medicamentos para este tipo de diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário